ambiente,
90 seg

Ep. 801 Cristina Antunes – Estudo avalia impacto da seca nas plantas de ecossistemas dunares

March 02, 2020

ep801_interiorEste estudo está a avaliar o impacto da escassez de água na vegetação de dunas costeiras.


Cristina Antunes, investigadora no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (CE3C) na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), está a desenvolver o seu trabalho na reserva biológica de Doñana na Andaluzia.

Neste projeto está a ser avaliado o impacto provocado pela escassez de recursos hídricos na vegetação desta reserva biológica. O objetivo é perceber como as árvores e os arbustos que habitam este ecossistema respondem à diminuição da água subterrânea e dos lençóis freáticos, provocada quer pelas alterações climáticas, quer pelo uso humano da água.

Para tal foi medido o conteúdo hídrico destas plantas, a sua capacidade de fotossíntese, assim como o carbono contido nas suas folhas.

Os dados destas características fisiológicas vão permitir dar uma ideia global e integrada da saúde desta vegetação.

A partir desta informação vão ser desenvolvidos modelos capazes de prever a resposta deste ecossistema à escassez de água. Estes modelos vão permitir definir um sistema de alerta que permita às autoridades responsáveis melhor gerir os recursos e a saúde deste ecossistema durante um período de seca.

A ideia é delinear e construir mapas de risco que permitam perceber o estado atual do ecossistema e prever como estas plantas vão reagir a um período prolongado de seca.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | CE3C

Scroll to top