agricultura,
90 seg

Ep. 811 Fausto Freire – Projeto desenvolve estratégias sustentáveis para a aplicação de novos pesticidas

March 16, 2020

ep811_interiorEste projeto está a desenvolver novas formulações para pesticidas amigos do ambiente e estratégias sustentáveis para a sua aplicação em diferentes culturas.


Fausto Freire, professor na Universidade de Coimbra (UC) e coordenador do Centro para a Ecologia Industrial (CEI) na mesma universidade, participa no projeto OPTIMA com o objetivo de desenvolver estratégias para uma gestão otimizada e integrada de pestes agrícolas.

A ideia por trás do projeto OPTIMA é detetar e controlar com precisão doenças de plantas em culturas perenes, como as maçãs, e hortícolas de campo aberto, como as cenouras.

Este projeto vai analisar quatro aspetos críticos relacionados com a aplicação de produtos fitossanitários, vulgarmente conhecidos por pesticidas: o uso de novos pesticidas; a implementação de modelos de previsão de doenças; sistemas para deteção precoce de doenças; e técnicas de pulverização de precisão.

Para tal foram selecionados três tipos de culturas, a vinha para a produção de uvas, a produção de maçãs, e a produção de cenouras, em França, Espanha e Itália, respetivamente.

Com o projeto ainda numa fase inicial, neste momento está a ser analisada a situação actual destes cultivos. Esta informação vai servir de base para a programação de modelos onde será testada a aplicação dos diferentes sistemas e produtos ainda em desenvolvimento.

“No próximo ano vão começar a decorrer ensaios de campo que nós vamos acompanhar feitos pelos nossos parceiros nestes três países. Esses ensaios vão-nos permitir comparar o cultivo convencional com utilização de pesticidas convencionais, com as novas estratégias para aplicação de novos pesticidas, novas técnicas de pulverização e novas técnicas de detecção precoce das doenças”, revela.

O objetivo é encontrar formas mais sustentáveis e mais amigas do ambiente que também apresentem menos riscos para a saúde humana e para os ecossistemas.

“Queremos contribuir no fundo para um mundo com uma aplicação mais racional e mais ponderada dos pesticidas”, reforça.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | CEI

Scroll to top