genética,
90 seg

Ep. 823 Francisco Pina-Martins – Estudo usa ciência de dados para analisar o impacto da seleção natural na variabilidade genética das espécies

April 01, 2020

ep823_interiorEste estudo está a usar dados de investigações anteriores para analisar o impacto da seleção natural na variabilidade genética das espécies.


Francisco Pina-Martins, investigador no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (CE3C) na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), quer com este trabalho detetar as variantes genéticas de diferentes espécies sobre o efeito da seleção natural.

“A selecção é uma força evolutiva que atua sobre os indivíduos. Ela pode ser positiva ou negativa e faz com que os indivíduos tenham reprodução diferencial, ou seja, aqueles que são positivamente selecionados têm mais descendência, e aqueles que são negativamente selecionados têm menor descendência”, explica.

Atualmente existem vários métodos e abordagens distintas para a deteção e avaliação da seleção natural na variabilidade genética. Esta variedade de metodologias cria dificuldades em comparar os resultados dos diferentes estudos.

“Estas comparações já foram feitas anteriormente mas sempre baseadas nas conclusões dos próprios estudos, o que eu pretendo fazer é ir um passo mais à frente e, em vez de fazer uma comparação destas baseadas nos estudos anteriores, vou-me basear nos dados que são públicos desses mesmos estudos e vou reanalisá-los todos da mesma forma”, revela.

A ideia é usar os dados de estudos anteriores para detetar variantes genéticas que respondam de forma positiva à seleção natural.

Segundo Francisco Pina-Martins, num cenário de alterações climáticas, estas variantes são aquelas que melhor poderão responder à pressão exercida pelas mudanças de clima.

“Num cenário de alterações globais é importante conhecer estas variantes genéticas para se tentar perceber como é que as espécies podem responder ou não a estas alterações”, reforça.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | CE3C | twitter

Scroll to top