tecnologia,
90 seg

Ep. 830 Raquel Sebastião – Projeto VR2Market avalia o impacto da exposição a poluentes na saúde de bombeiros

April 10, 2020

ep830_interiorEste projeto está a estudar o impacto da exposição a poluentes como o monóxido de carbono durante o combate a incêndios na saúde dos bombeiros.


Raquel Sebastião, investigadora no Instituto de Engenharia Eletrónica e Informática (IEETA) na Universidade de Aveiro (UA), está a desenvolver este trabalho no âmbito do projeto VR2Market, um projeto CMU Portugal desenvolvido em parceira entre a UA e o INESC TEC.

O foco deste trabalho foi na análise dos sinais fisiológicos de eletrocardiograma (ECG) e na associação desses sinais com a inalação de poluentes como o monóxido de carbono (CO) durante o combate a incêndios.

Este estudo foi desenvolvido durante um cenário de controlo de fogos experimentais onde foram recolhidos os sinais de ECG dos bombeiros assim como variáveis ambientais como as concentrações de CO e de outros poluentes.

Foi também medida a posição relativa dos bombeiros durante o controlo de fogos experimentais através de GPS.

A ideia deste projeto é desenvolver um sistema de apoio à decisão que permita uma gestão precisa da equipa operacional em cenários de combate a incêndio em tempo-real através da análise dos sinais de ECG.

“Quando se verificasse uma alteração na frequência cardíaca, que seria visível momentos antes da exposição e da inalação começar a tornar-se perigosa, poderíamos retirar esse bombeiro que estava prestes a ficar exposto e a inalar uma concentração de poluentes indesejável, e substituí-lo por outro colega”, revela.

Desta forma seria possível reduzir o impacto da inalação de poluentes na saúde dos bombeiros através de uma gestão precisa e informada das equipas no terreno.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | IEETA | INESC TEC

Scroll to top