música,
90 seg

Ep. 832 Rosário Pestana – Projeto EcoMusic estuda o canto a vozes de mulheres

April 14, 2020

ep832_interiorEste projeto está a estudar o canto a vozes de mulheres nas regiões Centro e Norte do país com o objetivo de conhecer e registar os diferentes modos de cantar de cada grupo.


Rosário Pestana, docente na Universidade de Aveiro (UA) e investigadora do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), está a desenvolver o projeto EcoMusic com o objetivo de estudar a sustentabilidade dos processos musicais.

“Um dos tópicos que estamos a analisar é o canto a vozes de mulheres, uma forma de cantar que as mulheres, sobretudo no Centro e Norte do país mantiveram em grupos que oscilam entre os nove e os vinte elementos. Estamos há três anos neste estudo e temos vindo a identificar os grupos que cantam e a conhecer os diferentes modos de cantar”, conta.

O canto a vozes de mulheres é caracterizado por uma sobreposição sucessiva de vozes que vão entrando em momentos distintos do repertório. Cada música é cantada a três ou mais vozes e à medida que cada voz entra a música é distendida no tempo, o que, segundo Rosário Pestana, torna esta forma de cantar muito lenta.

Esta forma de canto tem ainda como característica a valorização das suspensões finais nas últimas notas de cada canção.

Neste projeto estão a ser estudadas as diferentes formas de cantar, únicas a cada grupo. Está ainda a ser realizado um levantamento histórico do canto a vozes de mulheres nestas regiões.

“Esta forma de canto era ainda há bem poucos anos muito comum a todo o território do Centro e Norte do país. Fizemos esta investigação no sentido de para reforçar a componente tradicional da própria prática e também para dar a estas mulheres esse reconhecimento, porque a História traz um valor acrescentado a esta forma de cantar”, revela.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | Google Scholar | INET-MD | UA

Scroll to top