música,
90 seg

Ep. 1019 Joana Antunes – Investigação quer recuperar a acústica da Sé Velha de Coimbra no século XVI

February 04, 2021

ep1019_interiorEste projeto está a usar arquivos históricos aliados a tecnologia de modelação 3D para recuperar a acústica da Sé Velha de Coimbra no século XVI.


Joana Antunes, investigadora do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP) e professora na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), está a desenvolver o projeto “Ver o que o Passado Ouviu”, uma iniciativa que pretende reconstituir a acústica da Sé Velha de Coimbra ao longo do século XVI, com foco em dois momentos, o início e o final do século.

A partir sobretudo do suporte da modelação 3D, em articulação com o conhecimento de três áreas essenciais, a história da arte, a musicologia e a engenharia civil na sua vertente de estudo acústico, este projeto irá reconstituir o aspeto e a organização espacial que a Sé Velha teria nestes dois momentos distintos do século XVI.

“Vamos procurar perceber de que forma essa organização espacial e o recheio condicionariam a perceção do som e, neste caso, especificamente do som musical no interior da Sé”, acrescenta.

A análise de documentos históricos revelou a existência de um antigo coro central que ficaria colocado na nave central da Sé, criando um obstáculo para a visualização do altar.

“Estamos a falar de uma profusão de altares e de têxteis. Estamos a falar de um revestimento de azulejo que entretanto foi removido. Tudo isto no fundo estará comportado naturalmente no estudo científico que este projeto implica, mas também nesta reconstituição 3D que é no fundo a base para nós podermos ensaiar o som musical século XVI”, revela.

Para reconstituir o som da Sé Velha de Coimbra foi gravado em câmara anecóica um excerto musical do século XVI encontrado nos arquivos da Universidade de Coimbra.

Através da modelação 3D esta música será adaptada às características acústicas da Sé com o intuito de recriar o som que um visitante teria ouvido naquele local há mais de 500 anos.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | UC | CEAACP

Imagem Banner: DR

Scroll to top