tecnologia,
90 seg

Ep. 848 Patrícia Figueiredo – Projeto usa realidade virtual para melhorar o sucesso da fisioterapia em pacientes após AVC

May 06, 2020

ep848_interiorEste projeto está a usar sistemas de realidade virtual como apoio a fisioterapia em pacientes que sofreram um acidente vascular cerebral.


Patrícia Figueiredo, professora do Departamento de Bioengenharia no Instituto Superior Técnico (IST) e investigadora do Laboratório de Engenharia Biomédica do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) em Lisboa, espera que os pacientes ao imaginarem o movimento dos seus membros em realidade virtual sejam capazes de ativar as zonas do cérebro necessárias para realizar esse movimento.

Os acidentes vasculares cerebrais ou AVCs são uma das principais causas de incapacidade de longo prazo, resultando frequentemente em incapacidade motora. Em geral os doentes em estado crónico recorrem à fisioterapia como método de reabilitação para recuperar o movimento perdido após o AVC.

No entanto nem sempre esta fisioterapia é bem-sucedida. Recentemente têm surgido várias novas tecnologias que têm sido propostas para melhorar o sucesso da fisioterapia nalguns casos. Uma dessas tecnologias é a realidade virtual.

Este projeto está a usar a realidade virtual para criar um atalho ao circuito de neurónios que produzem o movimento e que foram afetados após o AVC. 

“A ideia é que se o doente imaginar o seu próprio movimento vai conseguir ativar as regiões do cérebro, os circuitos neuronais, que ativaria se de facto estivesse a executar esse movimento”, conta.

Este sistema poderá ser usado como complemento à fisioterapia tradicional para ajudar a melhorar os resultados deste tratamento.

“Se pedirmos ao doente para praticar esta activação do movimento, estaremos em princípio a potenciar a reabilitação dos circuitos neuronais que ele precisa para depois mais tarde vir a executar os movimentos que tem dificuldade em executar”, reforça.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | ISR

Scroll to top