física,
90 seg

Ep. 865 Nuno Silva – Investigador desenvolve método de medição de temperatura à distância em três dimensões

May 29, 2020

ep865_interiorEsta investigação está a desenvolver sistemas de medição de temperatura à distância e a três dimensões.


Nuno Silva, investigador do CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, está a desenvolver esta tecnologia no âmbito de uma bolsa do Concelho Europeu de Investigação (ERC, sigla em inglês) intitulada “Rise of the 3rd dimension in nanotemperature mapping”.

Nesta bolsa Nuno Silva vai procurar responder ao desafio de desenvolver um sistema sem fios de medição de temperatura à distância e a três dimensões.

Todos estamos familiarizados com sistemas de medição de temperatura de multidões como aqueles que podemos encontrar em aeroportos. No entanto, estes sistemas apenas medem a temperatura à superfície da pele da pessoa.

Este projeto quer ir mais em profundidade para determinar a temperatura no interior do corpo de uma pessoa.

“Começámos a pensar em soluções magnéticas que estão relacionadas com ressonância magnética nuclear. A tecnologia que existe permite tirar imagens morfológicas onde nós podemos ver o nosso corpo em profundidade. O passo que queremos dar é medir em profundidade não só a morfologia mas também a temperatura”, revela.

Conhecer a temperatura no interior do corpo humano é importante, por exemplo, na ablação de tumores usando calor localizado.

Nesta aplicação é necessário saber a temperatura a três dimensões do tumor, para tal é necessário que este sistema de medição seja capaz de penetrar em profundidade para obter esta informação.

A partir daí será possível monitorizar a evolução do tumor durante a aplicação de calor localizado, garantindo que a temperatura está apenas a afectar o tumor e não o tecido à sua volta.

Esta tecnologia poderá ser também usada para medir a flutuação de temperatura no interior de edifícios, ou até mesmo em objetos opacos como o pneu de um Fórmula 1, onde cada segundo é determinante para garantir o sucesso de uma corrida.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | CICECO

Scroll to top