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Ep. 866 Amândio Santos – Projeto desenvolve método que identifica os trajetos urbanos onde os ciclistas estão menos expostos a poluentes

June 01, 2020

ep866_interiorEste projeto está a desenvolver para a cidade de Coimbra uma aplicação que permite aos ciclistas definir o melhor trajeto com base na gestão de esforço e na exposição a poluentes.


Amândio Santos, professor e investigador na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEFUC) da Universidade de Coimbra (UC), desenvolveu este estudo no âmbito do projeto SoMoMUT (Soft Modes Modelling in Urban Trips), que teve como objetivo contribuir para a promoção de modos de transporte ativos nas cidades, identificando os trajetos mais adequados não só do ponto de vista do esforço, da distância e do tempo, mas também da exposição a poluentes.

Este estudo começou por uma avaliação laboratorial da condição física de cada um dos participantes. O objetivo desta avaliação foi verificar a necessidade de trabalho necessária para pedalar pela cidade de Coimbra, uma cidade caracterizada por ruas com diferentes níveis de declive.

Em função dos valores determinados nessa análise inicial, foi monitorizada no terreno a potência de cada um dos ciclistas com base em características físicas como o peso, a altura, e a sua capacidade respiratória. Com base nestes dados foi possível determinar a energia necessária para percorrer cada um dos itinerários em estudo.

Este estudo culminou no desenvolvimento de uma aplicação que em vez de escolher um itinerário unicamente pelo tempo necessário para o percorrer, ou pelo percurso mais rápido, variáveis como a qualidade do ar e as características do utilizador são usadas para definir o percurso.

“Nós estamos essencialmente preocupados com as ligações entre os pólos universitários, o Pólo I e o Pólo II. Conjugando os dados laboratoriais com os dados de terreno foi fácil determinar uma função que entra na aplicação, onde o sujeito introduz os seus dados biológicos, e esta nos dá indicações sobre a velocidade aconselhada para os diferentes itinerários”, revela.

A aplicação está ainda em fase de desenvolvimento sem data prevista para ser lançada no mercado.

Este projeto foi financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | UC

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