biotecnologia,
90 seg

Ep. 867 Deborah Power – Estudo avalia uso de extrato de microalgas para melhorar a saúde de peixes em aquacultura

June 02, 2020

ep867_interiorEsta investigação está a avaliar o potencial de desenvolvimento de produtos de valor acrescentado a partir de microalgas.


Deborah Power, professora de Biotecnologia na Universidade do Algarve (UAlg) e investigadora no Centro de Ciências do Mar (CCMAR), está a desenvolver o projeto Algae4AB com o objetivo de analisar a aplicação de extractos de microalgas nas áreas da cosmética e da aquacultura.

A equipa de Deborah Power começou por entrar em contacto com produtores comerciais de microalgas com o intuito de identificar as espécies com as características mais adequadas aos objetivos deste projeto.

Estas macroalgas foram depois maceradas de forma a obter um extrato que foi posteriormente incluído em ração para peixes de aquacultura.

“Fomos então investigar as modificações a nível da microflora do trato intestinal dos peixes utilizando tecnologias de ponta de sequenciação genética que permitem identificar toda a diversidade presente no próprio intestino. Olhámos também para a fisiologia e para o estado do sistema imune do próprio animal”, refere.

Os resultados preliminares demonstraram uma melhoria no estado geral de saúde dos peixes, assim como um reforço do seu sistema imune.

Deborah Power espera que os resultados deste projeto possam contribuir para a comercialização deste extrato de microalgas na área da aquacultura.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | CCMAR | UAlg

Scroll to top