tecnologia,
90 seg

Ep. 883 Manuel Reis Carneiro – Investigador desenvolve banda de eletroencefalografia vestível e portátil

June 24, 2020

ep883_interiorOs sistemas atuais que permitem fazer eletroencefalogramas (EEG) são compostos por aparelhos fixos que exigem muitos fios e que são desconfortáveis para o utilizador.


Manuel Reis Carneiro, investigador do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) na Universidade de Coimbra (UC), no âmbito da sua tese de mestrado desenvolveu uma banda de EEG vestível e portátil com o objetivo de aumentar o conforto dos utilizadores e de permitir uma aquisição de dados mais precisa e durante um período de tempo mais longo.

Esta banda é baseada numa fita que foi desenvolvida no laboratório onde Manuel Reis Carneiro trabalha e que é composta por um material condutor, esticável e flexível que permite criar circuitos extremamente finos

“Isto é bom para o nosso sistema porque permite-nos criar elétrodos impressos diretamente no têxtil e que se tornam muito mais confortáveis do que os sistemas atuais que são baseados em elétrodos rígidos”, afirma.

A informação captada por estes elétrodos é depois enviada remotamente para um computador, ou para um telemóvel, e pode depois ser acedida e analisada de forma remota por um profissional de saúde. Isto permite que o paciente não esteja confinado a um espaço de hospital podendo assim realizar os exames em casa.

Esta banda pode ser usada em aplicações médicas, por exemplo, para diagnosticar epilepsia, mas também pode ser usada em interfaces homem-máquina, para reconhecer emoções, ou na internet das coisas para controlar dispositivos à distância.

“É um projeto que vai continuar a ser desenvolvido durante o meu doutoramento visto que atualmente o dispositivo permite apenas adquirir dados da testa dos pacientes. Durante o doutoramento tentarei expandir o dispositivo ao resto da cabeça para podermos adquirir sinais de todas as zonas do cérebro”, refere.

Este dispositivo foi premiado pela Fraunhofer Portugal, tendo também recebido o Prémio Científico IBM.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin

Scroll to top