gestão,
90 seg

Ep. 896 Miguel Torres Preto – Qual o impacto do encerramento de subsidiárias de empresas multinacionais em Portugal?

July 13, 2020

ep896_interiorEste estudo avaliou o impacto do encerramento de subsidiárias de empresas multinacionais na economia local.


Miguel Torres Preto, professor associado do Departamento de Engenharia e Gestão do Instituto Superior Técnico (IST) e investigador do IN+, realizou este estudo inserido numa equipa internacional, composta por investigadores das Universidades de Groningen, Roterdão e Copenhaga.

A ideia deste projeto era perceber quais os efeitos sob a economia local após o encerramento de subsidiárias de empresas multinacionais em Portugal.

Segundo Miguel Torres Preto, a curto prazo estes encerramentos têm um impacto directo nos trabalhadores, nas empresas que trabalham directamente com estas subsidiárias, e na comunidade local das regiões onde estas se inserem.

Num primeiro trabalho foram estudadas as estratégias do capital humano inicial. Ou seja, as decisões acerca da contratação de pessoas, e o impacto que estas decisões têm na sobrevivência da empresa.

Os resultados deste estudo demonstram que as empresas que perduram mais no tempo acabam por entrar em falência, ou por ser vendidas em processos relativamente acelerados e pouco desejáveis.

Um dos factores que parece aumentar a probabilidade de sobrevivência destas empresas é a contratação de trabalhadores com experiência profissional em outras empresas multinacionais

“As decisões tomadas logo no início acabam por ter consequências muito mais profundas do que alterações introduzidas numa fase mais tardia”, revela.

Este projeto foi financiado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | IST

Scroll to top