genética,
90 seg

Ep. 901 Nelson Saibo – Investigação estuda métodos para aumentar a eficiência da fotossíntese na planta do arroz

July 20, 2020

ep901_interiorEste grupo de investigação estuda os elementos chave para a regulação da fotossíntese. O objetivo é conseguir melhorar a eficiência fotossintética das plantas para conseguir uma maior produção de biomassa.


Nelson Saibo, investigador principal do Laboratório de Regulação Génica em Plantas no ITQB NOVA, está atualmente a participar no projeto europeu PhotoBoost com o intuito de aumentar a eficiência fotossintética em arroz e em batateira.

O laboratório de Nelson Saibo tem duas principais linhas de trabalho. A primeira foca-se no estudo da resposta das plantas às condições ambientais, nomeadamente à luz, temperatura, humidade e qualidade do solo, sejam elas adversas ou não.

A segunda linha de trabalho tem a ver com o estudo da fotossíntese no sentido de perceber quais são os elementos chaves para a regulação deste processo de forma a melhorar as plantas para que estas possam ter uma eficiência fotossintética que lhes permita aumentar a produção de biomassa.

“Relacionado com a segunda linha de trabalho, o nosso grupo está a participar no projeto Photo Boost que tem como principal objetivo aumentar a eficiência fotossintética quer em arroz, quer em batateira”, revela.

O contributo da equipa de Nelson Saibo prende-se com a sua experiência na área da regulação da fotossíntese e na transformação de arroz.

“Combinamos estes dois conhecimentos adquiridos quer o nível da transformação de arroz, quer o nível da regulação da fotossíntese e da análise da eficiência fotossintética”, reforça

O projeto PhotoBoost é coordenado pela Fraunhofer na Alemanha e, para além do ITQB NOVA, conta também com a participação de instituições alemãs, inglesas, espanholas e suecas.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | ITQB NOVA

Scroll to top