genética,
90 seg

Ep. 915 Joana Gaifem – Projeto estuda marcadores que permitam prever a progressão da infeção por COVID-19 em pacientes

September 11, 2020

ep915_interiorEste projeto está a estudar amostras de sangue de pacientes infetados com SARS-COV-2, o vírus responsável pela COVID-19. O objetivo deste estudo é encontrar marcadores que permitam prever a progressão desta doença no paciente.


Joana Gaifem, investigadora no i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, espera que o conhecimento obtido neste projeto possa ser usado como método de prognóstico para a progressão da COVID-19.

O intuito deste estudo é Identificar quais são os pacientes que terão um mau decurso da doença e que poderão necessitar de cuidados intensivos.

Para tal, estão a ser recolhidas amostras de sangue de pacientes infetados por SARS-COV-2. Nestas amostras será analisado o plasma do sangue de forma a identificar os anticorpos nele presentes.

Estão incluídos neste estudo cerca de 100 pacientes de três centros hospitalares, o Centro Hospitalar do Porto, o Hospital de Gaia, e o Hospital Beatriz Ângelo em Loures.

Vão ser recolhidas amostras de sangue destes pacientes no momento do diagnóstico ou seja, no chamado dia 0, ao dia 7 e ao dia 14 após o diagnóstico.

As análises aos anticorpos presentes nestas amostras serão correlacionadas com o perfil clínico dos pacientes de forma a encontrar marcadores que permitam prever a evolução da doença após a infeção por SARS-COV-2.

Esta informação irá permitir personalizar o tratamento dos pacientes com COVID-19 logo após o diagnóstico, permitindo aos profissionais de saúde agir de forma preventiva nos casos mais graves desta doença.

Financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), esta investigação está a ser desenvolvida no Grupo de Imunologia e Glicomedicina do Cancro, liderado por Salomé Pinho.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | i3S

Scroll to top