saúde pública,
90 seg

Ep. 938 Nadine Santos – Projeto GIRO promove a atividade física na população sénior durante o confinamento

October 14, 2020

ep938_interiorEste projeto desenhou uma plataforma com propostas de atividades físicas e cognitivas para a população sénior. O objetivo é manter esta população ativa durante o confinamento provocado pela pandemia de COVID-19.


Nadine Santos, investigadora no Centro de Medicina Digital P5 e no Instituto de Ciências da Vida e da Saúde (ICVS) na Escola de Medicina da Universidade do Minho (EMUM), desenvolveu o projeto GIRO, uma plataforma gratuita disseminada através das redes sociais que disponibiliza atividades diárias para a população sénior.

Com a pandemia de COVID-19, surgiu a necessidade de fazer chegar às pessoas, e em particular aos idosos, métodos capazes de estimular e incentivar a atividade física e cognitiva dentro de casa.

O projeto GIRO surgiu assim com o objetivo de combater os efeitos negativos da estratégia de isolamento físico e social.

“Estar em casa não significa estar parado, podemos continuar ativos. Contudo, por vezes faltam ideias sobre o que fazer e como fazer. O projeto GIRO surge então como uma plataforma que, através da internet e das redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp, promove diariamente sugestões de atividades físicas para fazer em casa”, conta.

Para além das atividades físicas, são também publicadas dicas alimentares e desafios cognitivos. A ideia é promover algo diferente todos os dias para manter as pessoas estimuladas e ativas.

“Tem sido uma experiência muito positiva. Chamamos o projeto de GIRO porque queremos mesmo que seja uma experiência gira, e que todos os dias seja publicado um conteúdo interessante e apelativo”, remata.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Google Scholar | ICVS

Scroll to top