saúde pública,
90 seg

Ep. 1748 Isabel Machado – Programa de exercício ajuda pacientes com doença arterial periférica

March 20, 2024

A doença arterial periférica é uma doença cardiovascular de natureza obstrutiva das artérias, em que há uma redução do fluxo sanguíneo para a periferia do corpo, em particular, para os braços e pernas.


Isabel Machado, professora na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigadora no Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), está a desenvolver o projeto Passus Saudáveis na Doença Arterial Periférica, um programa de exercício físico supervisionado que tem como objetivo tratar e prevenir esta doença.

O principal sintoma da doença arterial periférica é a claudicação intermitente que se manifesta como uma dor ou um desconforto nas pernas.

Para este programa foram selecionados pacientes acompanhados no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, por indicação do serviço de angiologia e cirurgia vascular.

Os participantes são depois expostos a um programa de exercício supervisionado que contempla três sessões semanais durante um período de seis meses.

Ao longo desse período são avaliados indicadores de qualidade da caminhada de forma a perceber a distância que os participantes conseguem realizar.

“Verificámos que antes da intervenção muitos dos participantes não conseguiam caminhar 40 minutos em tapete rolante, e tinham que fazer algumas pausas durante o exercício. No final do programa todos eles conseguem caminhar 40 minutos seguidos sem qualquer pausa e sem qualquer dificuldade”, revela.

O projeto Passus Saudáveis na Doença Arterial Periférica resulta de uma parceria entre o CIDESD e o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | UTAD | CIDESD

Scroll to top