tecnologia,
90 seg

Ep. 944 Aníbal Ferreira – Projeto DyNaVoiceR desenvolve tecnologia que permite converter em tempo real a fala sussurrada em fala normal

October 22, 2020

ep944_interiorEste projeto está a desenvolver uma solução tecnológica que permita converter em tempo real a fala sussurrada em fala normal.​


Aníbal Ferreira, docente e investigador na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), está a desenvolver o projeto DyNaVoiceR com o objetivo de apoiar pessoas que tenham perdido a voz por motivos emocionais, neurológicos ou por doença.

Este projeto está a desenvolver uma tecnologia de assistência que poderá ser instalada na roupa do utilizador e que possibilita que pessoas que tenham perdido a voz de forma temporária ou permanente, possam usar esta solução para comunicar oralmente, convertendo em tempo real o discurso sussurrado em fala normal.

A fala normal é gerada com uma forte contribuição das pregas vocais, também conhecidas por cordas vocais. É a sua vibração que permite gerar a nossa voz. As pregas vocais de uma pessoa saudável permitem que esta tenha uma boa expressão linguística e que seja vapaz de projetar a sua voz.

Contudo, em situações de doença, estas pregas podem ficar afetadas, o que leva a que estes pacientes tenham maior dificuldade em se expressar e em projetar a sua voz.

“As pessoas ficam perplexas, e com razão, quando descobrem que numa era tão tecnológica como a nossa, não existe ainda qualquer tecnologia disponível que permita converter em tempo real a fala surrada em fala normal. Esta tecnologia que pretendemos construir visa precisamente implantar no sinal de fala surrada a contribuição das pregas vocais, para que a pessoa possa voltar a expressar-se”, refere.

Este é um sistema não invasivo que é capaz de ler a informação das pregas vocais e projetar a voz da pessoa através de pequenas colunas que poderão, por exemplo, ser instaladas em botões de uma camisa ou de um casaco.

Aníbal Ferreira espera que até julho de 2022 seja possível apresentar um protótipo funcional desta tecnologia.

O projeto DyNaVoiceR está a ser desenvolvido em parceria com a FEUP, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), o CINTESIS, a Universidade Aveiro e a Aalto University na Finlândia.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | FEUP | INESC TEC

Scroll to top