saúde pública,
90 seg

Ep. 945 Cláudia Quaresma – Projeto HomeSafe desenvolve soluções tecnológicas para monitorizar sintomas COVID-19 em idosos

October 23, 2020

ep945_interiorEste projeto está a desenvolver uma aplicação com o objetivo de ajudar os idosos a monitorizar o seu estado de saúde, de forma a detetar precocemente o surgimento de sintomas associados à COVID-19.​


Cláudia Quaresma, investigadora no Laboratório de Instrumentação, Engenharia Biomédica e Física das Radiações (LIBPhys) e professora na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), está a desenvolver o projeto HomeSafe com o objetivo de monitorizar em tempo real sintomas COVID-19 na população idosa e infoexcluída.

O HomeSafe tem como foco aumentar a segurança desta população e facilitar o seu acompanhamento clínico através da motorização remota, gerando alertas que irão permitir um seguimento mais próximo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a estes doentes.

Numa primeira fase, a equipa de investigação deste projeto fez um levantamento das necessidades da população idosa, através de uma análise de mercado, com o intuito de identificar soluções tecnológicas existentes que possam dar resposta a estas necessidades.

No que toca ao desenho da aplicação, foram feitos testes de usabilidade que permitiram concluir que esta app deveria ser simples, com pouca informação visual, e com recurso a comandos de voz.

Esta aplicação funciona em conjunto com sensores vestíveis que permitem ler a temperatura e o nível de oxigénio no sangue dos utilizadores de forma não invasiva.

Este projeto está a ser desenvolvido no âmbito da plataforma BeyondCovid em parceria com o Centro de Investigação UNIDEMI, o Comprehensive Health Research Centre (CHRC) da Nova Medical School (NMS), o Hospital Curry Cabral, o FCT FabLab, e a empresa PLUX.

O grupo de trabalho do HomeSafe é constituído por Carolina Nascimento, Daniela Martins, Joana Coutinho, David Moura, João Corvo, Andrian Moldovan e Marie Marechal, estudantes de Mestrado da FCT NOVA. 

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Google Scholar | FCT NOVA | UNL

Scroll to top