agricultura,
90 seg

Ep. 957 Augusto Peixe – Estudo procura soluções para proteger as castas de videira europeias de fungos como o míldio e o oídio

November 10, 2020

ep957_interiorEste projeto está a desenvolver castas híbridas de videiras americanas e asiáticas resistentes a fungos com videiras nacionais, com o objetivo de identificar os genes responsáveis por esta resistência​.


Augusto Peixe, professor na Universidade de Évora () e investigador no Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED), participa neste projeto com o intuito de obter novas castas de videira resistentes a fungos como o míldio e o oídio.

Estes fungos atacam as folhas, os ramos e o cacho da videira, diminuindo significativamente a produtividade da planta.

Numa fase inicial, este projeto vai transferir para castas Portuguesas de referência, através de técnicas de hibridação clássica, a capacidade de resistência de variedades de videiras com base genética oriunda de espécies asiáticas e americanas.

Os híbridos assim obtidos, serão classificados como videiras europeias porque as variedades resistentes utilizadas também já têm essa classificação, mas cada um deles será de facto uma nova casta, diferente das atuais.

Numa fase posterior, pretende fazer-se a identificação dos genes de resistência e utilizar técnicas de edição do genoma para introduzir esses genes nas castas de videira atuais.

Só assim será possível manter as características e a qualidade da uva produzida pelas castas que hoje conhecemos, conferindo-lhes assim resistência contra estes fungos.

Este projeto é uma iniciativa conjunta da empresa Viveiros Plansel Lda., da Universidade de Évora, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e da VITICERT – Associação Nacional de Viveiristas Vitícolas Produtores de Material Certificado, e a Viveiros Plansel, uma empresa sediada em Montemor-o-Novo.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar |

Scroll to top