agricultura,
90 seg

Ep. 648 Rosa Perestrelo – Investigação desenvolve membrana para filtrar contaminantes durante a produção de Vinho Madeira

June 19, 2019

ep648_interiorEsta membrana tem como objetivo filtrar contaminantes, como o carbamato de etilo, durante o processo de produção de Vinho Madeira.


Rosa Perestrelo, investigadora do Grupo de Produtos Naturais do Centro de Química da Madeira (CQM) na Universidade da Madeira (UMa), quer com este trabalho aumentar a qualidade e a segurança do processo de produção de Vinho Madeira.

“Eu trabalho essencialmente na qualidade e segurança alimentar de matrizes alimentares e um dos trabalhos predominantes foi no Vinho Madeira. Comecei por fazer a caracterização volátil da casta tinta negra e, após a sua caracterização química, começamos por procurar possíveis compostos que não fossem adequados ou próprios para estar na sua matriz, como por exemplo o carbonato de etilo”, conta.

O carbamato de etilo é um contaminante sinalizado como composto cancerígeno e que deve ser eliminado do processo de produção.

Rosa Perestrelo pretende assim desenvolver uma membrana que através de um sistema de chave/fechadura, seja capaz de capturar o carbonato de etilo, retirando-o do vinho.

Esta membrana vai funcionar como um sistema de filtração capaz de reter apenas os compostos que possam ter um impacto negativo nas propriedades do vinho, permitindo a passagem dos restantes.

“Estamos numa fase muito inicial porque ainda temos que proceder à optimização de condições. Temos que desenvolver um esquema muito seletivo, não basta remover este contaminante, temos que desenvolver esta membrana com as características específicas para aquele tipo de alvo”, revela.

Rosa Perestrelo reforça que a ideia passa por apenas remover o contaminante sem afetar outros compostos que têm propriedades positivas no vinho, quer a nível sensorial, quer a nível da saúde, quer a nível de outros aspetos que sejam benéficos para a comercialização de um produto tão relevante para a economia regional como é o Vinho Madeira.

Saiba mais sobre a investigadora em: DeGóis | Google Scholar | Researchgate | UMa

Scroll to top