astronomia,
90 seg

Ep. 961 André Moitinho de Almeida – Missão Gaia da Agência Espacial Europeia desenvolve mapas pormenorizados da nossa galáxia

November 16, 2020

ep961_interiorA missão Gaia é uma missão da Agência Espacial Europeia que tem como objetivo medir com exatidão as posições de cerca de 2 mil milhões de estrelas na nossa galáxia.​


André Moitinho de Almeida, professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e investigador no Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA), usa dados da missão Gaia para desenhar mapas tridimensionais da nossa galáxia.

A missão Gaia é composta por um satélite equipado com equipamentos de fotometria, espectrometria e astrometria, posicionado em órbitra da Terra que terá como função determinar a distância entre as estrelas da Via Láctea.

A equipa de André Moitinho de Almeida começou por produzir um mapa da densidade de estrelas da nossa galáxia que permitiu identificar zonas previamente desconhecidas, e visualizar pela primeira vez objetos que até então a sua existência apenas tinha sido inferida de forma indirecta.

Um desses objetos é a Galáxia anã de Sagitário, uma galáxia que está a ser canibalizada pela nossa. Existiam já medidas de composição química e do movimento de estrelas que davam a entender que esta galáxia efetivamente existia, agora com este mapa é agora possível vê-la diretamente, como se fosse uma foto.

Esta missão permite também observar objetos fora da Via Láctea, como as Nuvens de Magalhães, duas galáxias vizinhas que podem agora ser observadas com grande detalhe.

“O mais importante é que passamos a ter à nossa frente estruturas e objetos na nossa galáxia que nem sequer imaginávamos, e que de repente são revelados”, reforça.

Os mapas produzidos através dos dados desta missão são ferramentas importantes para melhor compreender a natureza da Via Láctea, permitindo aos astrónomos não são observar zonas já conhecidas com maior detalhe, como também identificar novos objetos que estão ainda por descobrir.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | FCUL

Scroll to top