Este projeto tem como objetivo identificar os edifícios que apresentam um maior risco de agravamento do estado de saúde dos seus habitantes durante episódios de frio e calor extremos.
Carlos Santos Silva, professor no Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico (IST) e investigador no IN+, está a desenvolver o projeto RELIABLE com o intuito de desenvolver mapas de risco para ondas de frio e de calor.
Estes mapas vão ter uma resolução espacial muito elevada de forma a identificar numa dada região os edifícios que apresentem maiores vulnerabilidades contra ondas de frio e de calor.
“A resolução espacial destes mapas vai ser ao nível da subsecção estatística que no caso de uma cidade como Lisboa representa um conjunto de edifícios, e que numa aldeia eventualmente são duas ou três casas. No fundo irá mostrar qual é o potencial de morbilidade, portanto do risco que existe de os indivíduos que moram nessas habitações poderem ter episódios de saúde agravados por causa do frio ou do calor para todo o país”, revela.
Para desenvolver estes mapas o IN+ vai usar dados dos certificados energéticos atribuídos pela ADENE (Agência para a Energia). Estes dados incluem informação sobre as características de construção de mais de 2 milhões de edifícios em todo o país.
“Nós vamos processar esses dados para cada zona do país, vamos ver como é que são as casas, e vamos desenvolver um modelo que nos permita prever com resolução horária como será a temperatura dentro da casa durante um período normal e durante um episódio de onda de calor ou de onda de frio”, conta.
Carlos Santos Silva acredita que o mapa desenvolvido pela sua equipa permitirá identificar um conjunto relativamente preciso de edifícios que apresentem um maior nível de risco de saúde para os seus habitantes perante uma onde de frio ou de calor.
Estes dados serão usados pela protecção civil para identificar as habitações que apresentem maior risco podendo assim desenhar estratégias de intervenção no sentido de sinalizar as pessoas com maior risco de sofrer um agravamento do seu estado de saúde perante ondas de frio ou de calor.
Saiba mais sobre o investigador em: twitter | Researchgate | Google Scholar | IN+ | IST