energia,
90 seg

Ep. 1149 João Ventura – Investigação quer usar eletricidade estática para alimentar sensores

September 09, 2021

ep1149_interiorEsta tecnologia pode ser usada para carregar condensadores e baterias ou para alimentar sensores de dispositivos.


João Ventura, investigador no Instituto de Física de Materiais Avançados, Nanotecnologia e Fotónica (IFIMUP) na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), trabalha com geradores triboelétricos, uma nova tecnologia que usa a eletricidade estática para gerar energia elétrica.

Com o advento da Internet das Coisas que irá permitir ligar qualquer objeto à rede, será necessário encontrar uma solução sustentável que permita alimentar os sensores que serão ligados aos diferentes objetos.

“A Internet das Coisas é um dos nossos alvos preferenciais para esta tecnologia pela quantidade de sensores que estão a ser postos em todo o lado, nas cidades, na agricultura, e odos eles usam baterias ou precisam de energia de uma forma ou de outra. O nosso objetivo é gerar energia elétrica para tirar por completo as baterias destes sensores”, explica.

As baterias são um grande problema ecológico. Através do uso de geradores triboeléctricos João Ventura pretende encontrar uma solução que permita aumentar o tempo de vida das baterias ou até mesmo removê-las por completo.

Para além destas representarem um forte impacto ambiental, a substituição das baterias comporta também um elevado custo económico e de mão de obra.

“Cada vez que é preciso substituir uma bateria isso implica o custo de uma nova bateria, o custo da pessoa que a vai substituir, e o custo do tempo que equipamento está parado”, reforça.

Com esta tecnologia João Ventura pretende apresentar uma alternativa que permita reduzir ou até mesmo remover estes custos da equação e aumentar o tempo de vida útil dos sensores que serão usados na Internet das Coisas.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | FCUP

Scroll to top