robótica,
90 seg

Ep. 983 Maria Costa – Investigadores usam robots para estudar em detalhe a frente subtropical do Pacífico Norte

December 16, 2020

ep983_interiorEste projeto realizou uma expedição para o estudo da frente subtropical do Pacífico Norte, localizada a mil milhas náuticas da costa da Califórnia. Nesta expedição foram usados veículos autónomos submarinos, aéreos e de superfície, com o objetivo de estudar esta frente em detalhe.


Maria Costa, investigadora no Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática (LSTS) na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), participou no projeto Exploring Fronts with Multiple Robots, um estudo financiado pelo Schmidt Ocean Institute (SOI), que permitiu realizar uma campanha oceanográfica internacional e multidisciplinar no oceano pacífico.  

Esta campanha teve a duração de 20 dias e decorreu a bordo do navio Falcon com o objetivo principal de demonstrar novas tecnologias de observação oceânica, tendo como foco científico o estudo da frente subtropical do Pacífico localizada a cerca de mil milhas náuticas ao largo da Califórnia.

A frente subtropical do Pacífico Norte é uma área ainda pouco explorada. As frentes oceânicas são zonas de interesse oceanográfico, onde as massas quentes de água encontram correntes frias.

“Nós usámos uma frota constituída por veículos autónomos subaquáticos, aéreos e de superfície, capazes de coordenar os seus movimentos comunicando entre si, e com dois centros de controlo, um a bordo do navio, e outro na cidade do Porto”, conta.

O sistema desenvolvido pelo LSTS permitiu estender a zona de operação em redor do navio por dezenas de milhas dotando os veículos com a capacidade de serem operados remotamente, quer através da internet, quer por satélite, permitindo assim uma recolha sincronizada de dados em tempo-real.

“Isto permitiu-nos mapear as propriedades físicas, químicas e biológicas que caracterizam a frente. Tudo isto junto permitiu pela primeira vez obtermos uma visão 4D do ambiente em torno de um navio oceanográfico, tanto a bordo como em terra. Isto permitiu-nos validar esta nova forma de estudar os oceanos usando a tecnologia em prol da ciência”, revela.

O Schmidt Ocean Institute é uma organização criada por Eric Schmidt, antigo CEO da Google, com o objetivo de fazer avançar as fronteiras da investigação científica e tecnológica dos oceanos.

Saiba mais sobre a investigadora em: LSTS 

Scroll to top