eng. química,
90 seg

Ep. 988 Adélio Mendes – Projeto 112CO2 quer reduzir emissões de dióxido de carbono

December 23, 2020

ep988_interiorEste projeto está a estudar o desenvolvimento de tecnologia capaz de converter metano em carvão e hidrogénio de forma sustentável.​


Adélio Mendes, professor catedrático no Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), está a desenvolver o projeto 112CO2 com o objetivo de desenvolver uma tecnologia verde de produção de hidrogénio a custos competitivos.

A ideia passa por transformar o biogás em carvão e hidrogénio a custos mais baixos que os da hidrólise, e mais competitivos em relação ao processo convencional de produção de hidrogénio a partir de gás natural, tendo em conta os custos relacionados com a remoção e sequestração do dióxido de carbono produzido durante esta reação.

“Estamos perante num processo absolutamente disruptivo e que promete não só não emitir CO2 na produção de hidrogénio, mas também retirá-lo da atmosfera”, revela.

Esta tecnologia poderá ser aplicada em motores de veículos de grandes dimensões como comboios, camiões e até navios de carga, e, para além do custo reduzido, terá também a capacidade de capturar CO2 da atmosfera.

Segundo Adélio Mendes esta tecnologia irá permitir a remoção de uma parte por milhão de CO2 da atmosfera por ano.

O projeto 112CO2 é financiado por fundos europeus no âmbito do programa Horizonte 2020.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | FEUP | LEPABE

Scroll to top