eng. química,
90 seg

Ep. 1138 Margarida Bastos – Esta bola permite manter a qualidade de cereais em armazenamento sem o uso de pesticidas

July 21, 2021

ep1138_interior_v2O segredo está nos óleos essenciais, substâncias produzidas por plantas, que são usados como alternativa a fungicidas e insecticidas tradicionais.


Margarida Bastos, professora no Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigadora no LEPABE – Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia, está a desenvolver um produto à base de óleos essenciais para proteger cereais armazenados como milho, sem recorrer ao uso de produtos fitofarmacêuticos, como fungicidas ou insecticidas.

Os óleos essenciais, também conhecidos por essências, são substâncias produzidas pelas plantas que conferem aroma e que são relativamente voláteis apesar de serem líquidos com altos pontos de ebulição.

O grupo de Margarida Bastos trabalha há vários anos no estudo da possível aplicação destes óleos essenciais como alternativa ao uso de fungicidas e insecticidas convencionais.

Um dos objectivos deste estudo passou por testar a capacidade de usar os óleos essenciais em cereais armazenados, mais concretamente em milho. Para tal foram realizados ensaios prolongados com duração superior a seis meses, com o intuito de verificar se seria possível aumentar o tempo de armazenamento sem a aplicação de qualquer pesticida de origem sintética.

Nestes ensaios foram usados óleos de cravinho e de poejo, conhecidos por terem uma forte actividade fungicida e insecticida, respectivamente.

A mistura destes dois óleos foi colocada num dispositivo, uma espécie de bola, que permite evitar o contacto directo entre o milho e os óleos. Dentro deste dispositivo o óleo vai-se evaporando e é o seu vapor que consegue afastar os fungos e os insectos.

Os resultados demonstraram que este sistema é eficaz no aumento do tempo de armazenamento do milho.

Este conhecimento pode, por exemplo, ser usado no transporte de cereais e no seu armazenamento para países subdesenvolvidos que careçam das infraestruturas necessárias para proteger grandes quantidades de cereal de fungos e de insectos. 

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | Google Scholar | FEUP | LEPABE

Scroll to top