medicina,
90 seg

Ep. 992 António Salgado – Investigação estuda potencial terapia para a regeneração de lesões medulares

December 29, 2020

ep992_interiorEsta investigação está a estudar os sinais usados pelas células estaminais para comunicar entre si, com o intuito de promover a regeneração de células da espinal medula após lesão.​


António Salgado, investigador no Instituto de Investigação para as Ciências da Vida e da Saúde (ICVS) da Escola de Medicina da Universidade do Minho (EMUM), dedica o seu estudo à regeneração de lesões medulares traumáticas.

A equipa de António Salgado está a tentar desenvolver metodologias que permitam ultrapassar as limitações de regeneração da espinal medula através do estudo do secretoma das células estaminais.

“Enquanto nós comunicamos entre nós com palavras as células comunicam entre si com sinais como proteínas, vesículas ou fatores de crescimento. O que nós percebemos é que um tipo de células estaminais chamadas de células estaminais mesenquimatosas conseguem produzir uma grande quantidade de sinais com uma forte capacidade de regeneração”, conta.

Com a descoberta desta característica, a equipa de António Salgado procurou desenvolver metodologias que permitam promover a produção de uma grande quantidade desses sinais por parte das células, assim como métodos para os isolar in vitro no laboratório.

O objetivo é poder estudar estes sinais em detalhe com o intuito de posteriormente realizar provas de conceito em modelo animal.

“O nosso objetivo passa obviamente por começar tipicamente com modelos animais mais pequenos, como roedores, e se a estratégia que estamos a usar de facto mostrar que tem um efeito terapêutico interessante, então passarmos para modelos animais de porte superior”, revela.

Este projeto é financiado pela Wings for Life Spinal Cord Research Foundation.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | ICVS UM

Scroll to top