história de arte,
90 seg

Ep. 996 Catarina Miguel – Projeto RoadMap estuda as técnicas de produção de iluminuras de António de Holanda

January 04, 2021

ep996_interiorAntónio de Holanda foi um iluminador do século XVI, pai de Francisco de Holanda, mais conhecido pela produção do Atlas Miller, a primeira representação conhecida do Brasil.​


Catarina Miguel, investigadora no Laboratório HERCULES da Universidade de Évora () e membro da Cátedra em Património Sustentável, está a desenvolver o projeto RoadMap com o intuito de estudar as técnicas de produção de iluminuras de António de Holanda.

O projeto RoadMap é um acrónimo de Research on António de Holanda Miniatures Productions, e tem como principal objetivo estabelecer a cronologia da sua forma de produzir iluminuras.

António de Holanda tem um património vasto disperso pela Europa. Segundo Catarina Miguel, esta será a primeira vez que uma equipa de cientistas teve autorização para estudar os manuscritos que contém iluminuras de António de Holanda em algumas das mais importantes bibliotecas da Europa.

Para além do Atlas Miller, vai também ser estudada a genealogia de Dom Fernando, assim como a Crónica de Dom João I. Vão ainda ser estudados vários manuscritos que se encontram na British Library, na Biblioteca Nacional de Espanha e na Biblioteca Nacional de França.

Para estudar estas obras vão ser usadas técnicas não invasivas, como a radiografia, para perceber os desenhos subjacentes à superfície da iluminura, a reflectografia de infravermelho, e o XRF, para caracterizar as tintas e os ligantes que eram usados no desenho destas iluminuras.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | HERCULES |

Scroll to top