nutrição,
90 seg

Ep. 1077 Flávio Reis – FRUITIFY: Estudo avalia potencial do sumo de mirtilo na prevenção da diabetes

April 27, 2021

ep1077_interiorEste estudo está também a avaliar o impacto do consumo de sumo de mirtilo ao nível do fígado.


Flávio Reis, investigador no Instituto de Investigação Clínica e Biomédica (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), está a desenvolver o projeto FRUITIFY, uma iniciativa que estuda o potencial do sumo de mirtilo para impedir a evolução da pré-diabetes para a diabetes.

O FRUITIFY usa uma metodologia que passa por tratar animais com uma dieta hipercalórica para que estes desenvolvam sintomas de pré-diabetes. Após esta ação alguns dos animais são tratados com sumo de mirtilo, um sumo que inclui a pola e a casa deste pequeno fruto, pois ambas apresentam propriedades potencialmente protetoras contra o desenvolvimento de diabetes.

Nesta experiência foi possível verificar que nos animais controlo não diabéticos, o tratamento com sumo de mirtilo estava a ter um efeito a nível hepático, mais concretamente nas mitocôndrias das células do fígado.

As mitocôndrias são organelos celulares responsáveis pela produção de energia da célula e são essenciais para o seu regular funcionamento.

“Nós queremos agora clarificar quais são as implicações destes efeitos. Isto pode ser interessante nos dias de hoje porque nós sabemos que uma faixa significativa da população tem hoje uma preocupação acrescida com alimentação saudável e com dietas detox, por exemplo. Nós estamos convencidos de que estas dietas exercem um efeito protector espetacular, mas é preciso ter em atenção que quantidade de compostos presentes nestas dietas podem ter um impacto negativo não apenas no fígado mas também a nível do rim”, explica.

Neste momento ainda não é claro se o tratamento com base em sumo de mirtilo em animais saudáveis do grupo de controlo tem um efeito positivo ou negativo no seu fígado.

Flávio Reis acredita que o uso deste tipo de tratamentos deve ser melhor estudado e que deve ser tida em consideração a possibilidade deles poderem desencadear efeitos negativos.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UC

Scroll to top