nutrição,
90 seg

Ep. 603 Daniela Costa – Investigação desenvolve iogurtes a partir de resíduos da produção de queijo

April 17, 2019

ep603_interiorEsta start up está a reaproveitar o soro de leite, um resíduo da manufatura de queijo, para a produção de iogurtes líquidos e sumos de fruta.​


Daniela Costa, cofundadora da Toal Ecobebidas e investigadora da Universidade de Coimbra (UC), tem como objetivo reaproveitar resíduos da indústria alimentar para o desenvolvimento de novos produtos com valor comercial.

“A Toal Ecobebebidas é uma start up que visa o aproveitamento total do soro de leite, o soro de leite resulta da manufatura do queijo e é um excedente que tem diversos problemas a nível de impacto ambiental. O nosso objetivo é aproveitá-lo e originar bebidas nutritivas e com custos bem mais reduzidos”, refere.

Só em 2017 foram sobreproduzidas 549 mil toneladas de soro de leite. A maioria das empresas de produção de queijo não têm capacidade de o aproveitar e acabam por o encaminhar para a suinicultura, sem qualquer ganho por parte da empresa.

Este projeto quer aproveitar o soro na sua totalidade para a formação de bebidas o que trará mais valor para a indústria queijeira.

“Assim estas PME podem ter o aproveitamento económico desse subproduto, além de que a partir do nosso processo tecnológico que utilizamos para formular as nossas bebidas o único resíduo é a água e essa água pode ser facilmente introduzida no circuito de limpeza das mais diversas maquinarias que a indústria queijeira tem”, revela.

Este processo entra na lógica de economia circular de valorização de resíduos, permitindo que todo o material usado, desde o soro até à água, seja reaproveitado para a produção de novos produtos.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin

Scroll to top