sociologia,
90 seg

Ep. 1090 José Carlos Marques – Maioria dos emigrantes portugueses pretende um dia regressar ao país

May 14, 2021

ep1090_interiorEste projeto está a estudar os novos emigrantes portugueses e aqueles que já regressaram, com o intuito de perceber quais os fatores que têm maior peso na sua vontade de regressar.


José Carlos Marques, investigador no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA) e professor no Instituto Politécnico de Leiria (IPL), está a realizar inquéritos junto de emigrantes portugueses com o objetivo de perceber se estes pretendem regressar a Portugal.

Este projeto estuda uma parte específica da nova emigração portuguesa, o regresso.

“O regresso é geralmente concebido como o final do projeto migratório mas que nós entendemos como uma parte integrante desse projeto migratório”, reforça.

Nesse sentido estão a ser estudadas duas amostras populacionais, uma composta por pessoas que ainda se encontram emigradas no estrangeiro, e outra por pessoas que já regressaram a Portugal.

Os resultados preliminares demonstraram que junto da população emigrante a grande maioria afirma que pretende um dia regressar a Portugal. No entanto, ao serem questionadas sobre quando pretendem regressar a maioria responde que não sabe.

Para José Carlos Marques esta indefinição da data de regresso demonstra que embora muitos portugueses emigrados no estrangeiro tenham como projeto um dia regressar, a maioria não o prevê fazer num futuro próximo.

No que toca aos motivos que os levam a querer regressar ao país a maioria dos inquiridos apresenta como motivações para o regresso motivos sobretudo natureza social ou familiar.

Querer estar próximo da família, o clima em Portugal, e a sociabilidade são as justificações mais vezes dadas.

Já aqueles que têm como projeto migratório ficar no país onde se encontram a residir acentuam sobretudo aspetos económicos que têm a ver com as possibilidades que existem nesses países a nível profissional, mas também aspetos estruturais como o serviço de saúde, por exemplo.

Neste momento José Carlos Marques está ainda a realizar inquéritos junto da população emigrante que já regressou a Portugal com o objetivo de perceber o que motivou esse regresso.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | Google Scholar | CICS.NOVA

Scroll to top