eng. materiais,
90 seg

Ep. 1112 Pedro Barquinha – Investigação desenvolve sistemas de eletrónica transparente e flexível para superfícies inteligentes

June 15, 2021

ep1112_interiorEste projeto está a estudar a nanofabricação de dispositivos a partir de óxidos semicondutores para serem usados em sensores.


Pedro Barquinha, professor associado no Departamento de Ciência de Materiais da Nova School of Science and Technology (FCT NOVA) e investigador no Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), coordena o projeto TREND, uma iniciativa que tem como objetivo estudar o desenvolvimento de eletrónica transparente e flexível  para aplicação em superfícies inteligentes.

Com início em 2017, o projeto TREND surgiu a partir da conjugação de duas áreas, a electrónica transparente e flexível baseada em óxidos semicondutores, e a nanofabricação. A nanofabricação consiste em usar técnicas de produção para fabricar dispositivos com dimensões manométricas, mais finos que um fio de cabelo.

Neste projeto, Pedro Barquinha está a estudar como os óxidos semicondutores se comportam numa estrutura de nanofios unidimensional. A partir desses fios, o investigador está a avaliar as funcionalidades destes óxidos com diferentes tipos de materiais, de forma a criar dispositivos que possam ser aplicados em superfícies inteligentes.

“Atualmente já percebemos que tipo de propriedades é que os nossos materiais vão ter conforme nós os processamos, e já temos alguns componentes fabricados em termos de colheita de energia, ou energy harvesting, que nos permite alimentar pequenos objetos”, revela.

Energy harvesting é um conceito que determina a capacidade de um objeto se carregar a partir da energia existente num determinado local. Por exemplo, um sensor capaz de usar a energia térmica de um motor ou do corpo de uma pessoa para se manter ligado.

“Já conseguimos, por exemplo, alimentar luzes led através da colheita da energia produzida pela vibração de uma superfície. Temos também uma plataforma sensorial bastante interessante, e agora estamos a trabalhar na integração destes materiais em transístores de melhor desempenho elétrico e de menor consumo”, acrescenta.

Pedro Barquinha espera dentro do próximo ano conseguir ter um protótipo pronto com vários destes componentes integrados, para mostrar todo o potencial que esta tecnologia tem para ser aplicada em superfícies inteligentes.

O projeto “TREND – Transparent and flexible electronics with embedded energy harvesting based on oxide nanowire devices” é financiado por uma bolsa starting grant do Conselho Europeu de Investigação (ERC, sigla em inglês).

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | FCT NOVA | CENIMAT

Scroll to top