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Ep. 1120 César Lima – Estudo avalia a relação entre a prática musical e a capacidade para reconhecer emoções

June 25, 2021

ep1120_interiorQue mecanismos cerebrais estão por trás desta relação entre a prática musical e o reconhecimento de emoções?


César Lima, professor de Psicologia no ISCTE-IUL e investigador integrado no Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS), está a desenvolver o projeto MUSE, uma iniciativa que pretende estudar se a prática musical pode trazer benefícios para a capacidade de reconhecermos emoções nos outros a partir das expressões vocais.

Dados de um estudo anterior realizado em adultos, demonstraram que a experiência musical está associada a uma melhor capacidade de reconhecer emoções em vozes, mas não em faces, e que estes benefícios não são limitados a pessoas com treino musical, tendo sido também observados em pessoas que embora não tenham tido qualquer treino musical formal, possuíam uma musicalidade natural elevada.

“Devido a fatores genéticos e ao seu contacto informal com a música ao longo do tempo, estas pessoas apresentavam os mesmos benefícios na capacidade de reconhecimento de emoções nos outros que nós observámos em músicos altamente treinados”, revela.

O passo seguinte será determinar quais as bases cerebrais por trás deste efeito. O objetivo é identificar qual o papel das disposições genéticas e da experiência musical no reconhecimento das emoções.

Nesse sentido, vai ser realizado um estudo longitudinal em contexto escolar, com o intuito de estabelecer uma relação de causalidade direta entre a prática de um instrumento musical ao longo do tempo e a capacidade de reconhecer emoções.

O projeto MUSE – Música para o desenvolvimento de competências sociais é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) (PTDC/PSI-GER/28274/2017) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do POR Lisboa 2020 (LISBOA-01-0145-FEDER-028274) e POCI-COMPETE 2020 (POCI-01-0145-FEDER-028274).

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | Google Scholar | ISCTE-IUL

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