medicina,
90 seg

Ep. 1137 Bruno Jesus – Investigação quer travar o envelhecimento de células cardíacas

July 20, 2021

ep1137_interiorEstudo internacional procura identificar os genes responsáveis pelo envelhecimento das células do tecido cardíaco.


Bruno Jesus, investigador no Instituto de Biomedicina (IBIMED) da Universidade de Aveiro (UA) e docente no Departamento de Ciências Médicas da mesma universidade, dedica a sua investigação a estudar os mecanismos que levam ao envelhecimento celular, mais concretamente do tecido cardíaco, com o objetivo de encontrar soluções para travar ou até mesmo reverter este envelhecimento.

No âmbito desta investigação, Bruno Jesus está a colaborar com um projeto internacional que visa estudar o envelhecimento das células do tecido cardíaco sobre diferentes perspectivas.

O coração é um órgão composto por diferentes tipos de células que, ao longo do seu ciclo de vida vão perdendo a sua capacidade regenerativa.

Cada um dos parceiros deste projeto está a estudar o processo de envelhecimento específico para cada uma das diferentes células do coração, de forma a perceber o que as leva a perder a sua capacidade regenerativa.

Em Aveiro, a equipa de Bruno Jesus está encarregue de adaptar o conhecimento obtido pelos diferentes parceiros deste estudo ao sistema celular cardíaco. Com isto, Bruno Jesus espera encontrar o que distingue as diferentes células do tecido cardíaco e identificar alvos, como genes, que são responsáveis pela perda da capacidade regenerativa das células.

Identificados estes genes, Bruno Jesus vai tentar silenciá-los em células envelhecidas com o intuito de compreender como eles controlam e o envelhecimento, e se poderão ter um papel na conversão de uma célula sem capacidade de divisão celular, numa célula capaz de se dividir.

A longo prazo, o investigador espera encontrar marcadores que possam ser usados em terapias para a regeneração cardíaca.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UA | IBIMED

Scroll to top