eng. materiais,
90 seg

Ep. 1181 Rui Galhano dos Santos – Projeto Better Plastics promove a economia circular na indústria dos plásticos

October 25, 2021

ep1181_interiorEste projeto visa reduzir o impacto ambiental do setor dos plásticos.


Rui Galhano dos Santos, investigador do C5Lab e colaborador no Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA) no Instituto Superior Técnico (IST), está a desenvolver o projeto Better Plastics, uma iniciativa que tem como objetivo promover a economia circular na indústria dos plásticos.

Os plásticos hoje em dia acarretam uma série de impactos ambientais que vão desde a acumulação de plástico nos oceanos, à proliferação de microplásticos no ambiente. Este é um material que depende em larga maioria de combustíveis fósseis o que torna urgente a necessidade de desenvolver novas metodologias e novos processos que permitam reduzir o impacto ambiental dos plásticos.

Nesse sentido, o projeto Better Plastics – Plásticos e Economia Circular pretende alavancar a transição para uma economia circular no setor dos plásticos.

Para alcançar este objetivo, Rui Galhano dos Santos pretende usar a liquefação termoquímica de biomassa florestal para a produção de filmes ou de embalagens alimentares.

A liquefação termoquímica de biomassa é um processo que usa biomassa constituída por lenhina, celulose e hemicelulose. A partir de um processo termoquímico é obtido um bio-óleo que é depois dividido em dois estratos, um estrato orgânico e um estrato aquoso.

No estrato aquoso estarão presentes os açúcares provenientes da celulose e da hemicelulose, e no estrato orgânico estarão presentes compostos alquifenólicos que derivam da lenhina.

O estrato aquoso que contém os açúcares poderá ser usado em processos de fermentação bacteriana para produzir biopolímeros polihidroxialcanoatos, que podem depois ser usados na produção de filmes ou de embalagens alimentares.

“Desta forma queremos aqui começar a introduzir na indústria de plásticos este uso de biopolímeros que derivam de fontes renováveis introduzindo assim introduzir novos materiais sustentáveis na indústria”, acrescenta.

Os compostos alquifenólicos da fração orgânica poderão também ser usados para produzir fibras com aplicação em materiais compósitos que funcionaram como alternativa, por exemplo, às fibras de vidro.

O uso dos resíduos da biomassa nestas diferentes aplicações permitirá fechar o ciclo de produção contribuindo para uma economia circular sustentável e com reduzido impacto ambiental.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | IST | CERENA

Scroll to top