Esta tecnologia poderá ser usada na reparação de engrenagens de grandes dimensões, ou na construção de torres eólicas.
Manuel Vieira, professor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigador no LAETA – Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica, está a estudar o uso de tecnologias de fabrico aditivo metálico para a reparação e construção de peças industriais de grandes dimensões.
Em colaboração com o INEGI o laboratório de Manuel Vieira tem realizado projetos junto da indústria aeroespacial, e do setor automóvel, com empresas como a MOBINOV e a SERMEC. Com a SERMEC estão a ser desenvolvidos projetos que visam a reparação de grandes engrenagens com recurso a tecnologias de fabrico aditivo metálico.
“Neste momento estamos a analisar a possibilidade de substituir dentes de engrenagem de grandes dimensões que permitam recuperar o componente em vez de o descartar, com os benefícios do ponto de vista económico e ambiental que a recuperação de uma engrenagem de grandes dimensões tem”, conta.
Estão também a ser desenvolvidas novas misturas de pó para fabrico aditivo metálico que possam ser usadas na construção de componentes para torres eólicas que lhes confiram uma maior durabilidade.
Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | FEUP