gestão,
90 seg

Ep. 1191 Daniel Santos – Projeto ImproveOR usa inteligência artificial para melhorar o acesso de pacientes a cirurgias programadas

November 08, 2021

ep1191_interiorEste projeto pretende otimizar os recursos existentes nos hospitais de forma a reduzir as listas de espera por cirurgia.


Daniel Santos, professor auxiliar no Departamento de Engenharia e Gestão do Instituto Superior Técnico (IST) e investigador no Centro de Estudos de Gestão (CEGIST), está a desenvolver o projeto ImproveOR com o objetivo de melhorar a eficiência do acesso e planeamento de cirurgias programadas.

O objetivo deste projeto passa por melhorar o acesso dos pacientes a cirurgias programas, otimizando os recursos disponíveis e promovendo uma melhor colaboração e coordenação entre os diferentes recursos humanos e físicos dos hospitais.

Para isto estão a ser desenhados modelos de otimização e de simulação com base em algoritmos matemáticos que podem incidir em vários aspetos do processo de agendamento de cirurgias programadas.

Por exemplo, estes modelos permitem priorizar os pacientes que estão em lista de espera e atribuir uma data para a realização da cirurgia.

Estes modelos permitem também otimizar os processos dentro do próprio bloco operatório, por exemplo, considerando a introdução de uma sala de indução anestésica à parte para agilizar o uso do próprio bloco, movendo o paciente para o mesmo só depois deste ser anestesiado.

Estão também a ser desenvolvidos modelos de aprendizagem automática (machine learning, em inglês) para tentar prever a duração de uma cirurgia de forma a melhorar o seu planeamento.

“Os nossos modelos estão quase finalizados e o projeto está quase a terminar. Agora queremos reunir com os nossos parceiros para discutirmos com eles os resultados que obtivemos e assim tentar perceber que abordagens poderão ser interessantes para aplicar na realidade, e o que ainda podemos vir a estudar no futuro”, revela.

O projeto improveOAR está a ser desenvolvido em parceria com o Hospital Espírito Santo de Évora e com o Centro Hospitalar Lisboa Norte.

Saiba mais sobre o investigador em: Google Scholar | CEGIST

Scroll to top