economia,
90 seg

Ep. 1198 Patrícia Melo – Estudo avalia impacto ambiental e económico da construção de autoestradas em Portugal

November 17, 2021

ep1198_interiorEsta investigação está a analisar os últimos 50 anos de expansão da rede rodoviária em Portugal.


Patrícia Melo, professora no Departamento de Economia do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG) e investigadora na Unidade de Estudos sobre a Complexidade na Economia (UECE), está a desenvolver o projeto TiTuSS com o objetivo de estudar os impactos económicos e ambientais da expansão da rede de autoestradas e vias rápidas em Portugal nos últimos 50 anos.

Os primeiros resultados deste estudo mostraram que a expansão da rede de vias rápidas e de autoestradas contribuiu para o crescimento populacional e do emprego nos concelhos por onde as autoestradas passam, mas que também facilitaram a suburbanização e a polarização do sistema urbano nacional em torno das áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa.

Ao promover este modelo de organização territorial a expansão da rede de autoestradas teve como consequência uma maior dependência do automóvel para todo o tipo de deslocações, uma maior necessidade de subsidiação do transporte coletivo, e também um aumento do consumo energético no setor de transportes.

Neste momento, Patrícia Melo e a sua equipa estão a estudar os padrões de localização e de deslocalização das empresas ao longo deste período de forma a perceber até que ponto quando um certo concelho ou freguesia recebe novas infraestruturas rodoviárias, como é o caso das autoestradas, é que isso influencia a decisão de localização da própria empresa.

O projeto TiTuSS – Transport Infrastructure and Urban Spatial Structure: Economic, Social and Environmental Effects é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | ISEG

Scroll to top