Esta investigação está a analisar os últimos 50 anos de expansão da rede rodoviária em Portugal.
Patrícia Melo, professora no Departamento de Economia do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG) e investigadora na Unidade de Estudos sobre a Complexidade na Economia (UECE), está a desenvolver o projeto TiTuSS com o objetivo de estudar os impactos económicos e ambientais da expansão da rede de autoestradas e vias rápidas em Portugal nos últimos 50 anos.
Os primeiros resultados deste estudo mostraram que a expansão da rede de vias rápidas e de autoestradas contribuiu para o crescimento populacional e do emprego nos concelhos por onde as autoestradas passam, mas que também facilitaram a suburbanização e a polarização do sistema urbano nacional em torno das áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa.
Ao promover este modelo de organização territorial a expansão da rede de autoestradas teve como consequência uma maior dependência do automóvel para todo o tipo de deslocações, uma maior necessidade de subsidiação do transporte coletivo, e também um aumento do consumo energético no setor de transportes.
Neste momento, Patrícia Melo e a sua equipa estão a estudar os padrões de localização e de deslocalização das empresas ao longo deste período de forma a perceber até que ponto quando um certo concelho ou freguesia recebe novas infraestruturas rodoviárias, como é o caso das autoestradas, é que isso influencia a decisão de localização da própria empresa.
O projeto TiTuSS – Transport Infrastructure and Urban Spatial Structure: Economic, Social and Environmental Effects é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
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