desporto,
90 seg

Ep. 1199 Mário Marques – Projeto STOP-AGEING promove a saúde em idosos através do exercício

November 18, 2021

ep1199_interiorResultados preliminares demonstram que este programa de treino é capaz de recuperar até 20 anos na qualidade da saúde de pessoas idosas.


Mário Marques, docente no Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior (UBI) e investigador no Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), está a desenvolver o projeto STOP-AGEING, um programa de treino que tem como objetivo de melhorar a qualidade de vida da população idosa.

O STOP-AGEING é uma intervenção comunitária que aplica novas tecnologias ligadas ao treino de força em idosos com algumas patologias mas que consigam fazer tarefas com alguma facilidade no seu dia-a-dia.

Este projeto implementa conhecimento e tecnologias que foram sendo investigadas nos últimos anos pela equipa de Mário Marques, mais concretamente ao nível da prescrição do treino de força com controlo de velocidade.

Segundo o investigador, o controlo da velocidade passa por perceber qual o grau real de esforço de cada indivíduo através da velocidade de movimento e com isso conseguir predizer não só o esforço mas também a fadiga individual para cada movimento.

“O objetivo de qualquer treino é conseguir adaptações. E isso só se consegue através da fadiga. Se nós soubermos com algum rigor e de uma forma constante perceber qual a fadiga em cada treino, ou seja, quer no curto-prazo de forma aguda, quer no longo prazo de forma crónica, nós vamos ter com segurança dados muito mais científicos e muito mais seguros para prescrevermos o treino”, explica.

O STOP-AGEING tem assim como objetivo proporcionar uma qualidade vida melhor para o idoso através de treinos de força  de controlo de velocidade personalizados com base em informação rigorosa sobre o seu estado físico e de saúde.

Dados preliminares demonstraram inclusive que este programa de treino é capaz de reverter os níveis de condição física do isoso em cerca de 20 anos.

“Num idoso com 90 anos que quase nunca fez exercício, mas que ainda tenha alguma saúde, é possível fazer este tipo de programas e conseguir reverter a condição física dele em quase 20 anos. Estes dados são realmente importantes para a saúde clínica do individuo”, reforça.

O projeto STOP-AGEING é financiado pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | CIDESD | UBI

Scroll to top