microbiologia,
90 seg

Ep. 1213 Maria José Saavedra – Investigação avalia a capacidade de extratos de plantas no combate a biofilmes bacterianos

December 08, 2021

ep1213_interiorOs biofilmes são comunidades de microorganismos estruturalmente muito bem organizadas e difíceis de eliminar.


Maria José Saavedra, docente no Departamento de Ciências Veterinárias da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e membro do CITAB – Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas, está a estudar o uso de extratos de plantas e de subprodutos da indústria vitivinícola no tratamento de biofilmes bacterianos como os que podem ser encontrados nas infeções do pé diabético.

“O que nos leva a trabalhar com este binómio da resistência a antibióticos e dos biofilmes é o facto de nós sabermos que a relação que as bactérias têm com o hospedeiro não é de agressão mas sim de sobrevivência e de multiplicação”, conta.

Um biofilme não passa de uma estratégia usada por microorganismos como as bactérias para se protegerem de eventuais agressões. Isto faz com que os biofilmes sejam mais resistentes à ação de fármacos e, em particular, de antibióticos.  

Nesse sentido, a equipa de Maria José Saavedra está interessada em encontrar alternativas ao uso de antibióticos em extractos de plantas e em subprodutos da indústria vitivinícola, mais especificamente, no tratamento de feridas de pacientes com infeções do pé diabético.

“É reconhecido que 70 a 80% das infecções microbianas se devem à presença de biofilmes. Isto porque a matriz que protege o biofilme vai dificultar a ação das substâncias antimicrobianas. No fundo vai permitir que o biofilme tenha uma maior estabilidade e uma maior resistência, e tem sido difícil com os fármacos atualmente disponíveis combater essas infeções”, explica.

Foram já identificadas substâncias em plantas com ação antimicrobiana e que impedem o desenvolvimento de biofilmes.

Maria José Saavedra espera assim encontrar nos extratos de plantas uma solução para o tratamento destas infeções, contribuindo também para a economia circular, dando novo uso a resíduos da indústria vitivinícola.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | CITAB

Scroll to top