Este mercado social digital permite trocar bens e serviços que visam alterar comportamentos e reduzir o impacto ambiental das cidades.
Catarina Rolim, investigadora no IN+ no Instituto Superior Técnico (IST), participou no desenvolvimento de um mercado social digital para promover a adoção de comportamentos sustentáveis nas cidades por parte dos seus cidadãos.
Este mercado foi desenvolvido ao longo de um ano e meio e teve como base os contextos e os desafios urbanos que cidadãos de cidades europeias identificaram na sua vivência do dia-a-dia, assim como as suas expectativas e perceções relativamente ao que seria o funcionamento do mercado em si.
O mercado funcionou apoiado por uma aplicação móvel que permitia a troca entre bens e serviços na qual todos os que participassem trabalhavam por uma causa comum que incentivava a alteração e a adoção de comportamentos mais sustentáveis.
Os utilizadores ganhavam pontos consoante as suas ações que podiam depois ser redimidos por bens ou serviços na própria aplicação.
Durante o piloto do projeto, que durou aproximadamente seis meses, participaram cerca de 1300 pessoas no mercado e foram recolhidos 850 mil pontos.
“É uma ferramenta que tem um potencial enorme para através das estratégias de gamificação promover a alteração e a adoção de comportamentos sustentáveis”, reforça.
Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | IN+