ambiente,
90 seg

Ep. 1330 André Pacheco – Projeto Culatra 2030 apoia a criação de uma comunidade energética sustentável na Ilha da Culatra em Faro

May 20, 2022

ep1330_interiorA ideia deste projeto consiste em instalar energia solar fotovoltaica e distribuí-la de forma equitativa pela comunidade da Ilha da Culatra.


André Pacheco, investigador no Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve (UAlg), está a desenvolver o projeto Culatra 2030 com o objetivo de criar uma comunidade energética sustentável na Ilha da Culatra em Faro.

O projeto CULATRA 2030 é um projeto que visa criar uma comunidade energética sustentável na Ilha da Culatra, em Faro, através da produção de energia solar fotovoltaica, e dotando a ilha com equipamentos que permitam armazenar essa energia para que esta possa ser distribuída de forma equitativa pela comunidade.

“Neste momento nós conseguimos assegurar financiamentos para gerar cerca de 20% das necessidades energéticas médias da ilha e estamos agora a trabalhar na criação das bases para desenvolvermos um projeto piloto que permita criar um modelo económico participativo que estará na base da formação da comunidade energética renovável da Culatra”, revela.

Um dos projetos de descarbonização desenvolvidos nesta comunidade está relacionado com a sustentabilidade da atividade pesqueira.

Com apoio do programa MAR2020, foi conseguido financiamento para a produção de 60 kilowatts/hora de energia fotovoltaica, e para a construção de um barco elétrico-solar para a prática da osteocultura, desenhado pela empresa Sun Concept.

Foi ainda criado um sistema de armazenamento em baterias para alimentar a atividade pesqueira, e em particular as unidades de refrigeração de pesca na culatra.

O objetivo é que os produtos resultantes da atividade pesqueira na Culatra possam ser certificados como produtos carbono zero.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | CIMA

Scroll to top