saúde pública,
90 seg

Ep. 1221 Pedro Brandão – Quiosque da Saúde ajuda utentes de centros de saúde a medir os seus dados vitais

December 20, 2021

ep1221_interiorEste sistema permite medir a pressão arterial, a oximetria do sangue e o peso do utente.


Pedro Brandão, professor na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e investigador no Instituto de Telecomunicações (IT), desenvolveu o Quiosque da Saúde, um sistema de gestão para centros de saúde que permite ao próprio utente medir os seus dados vitais.

Este quiosque integra atualmente três equipamentos que permitem mediar a pressão arterial, a oximetria do sangue e o peso do utente, no entanto, está desenhado de forma a poder integrar mais equipamentos no futuro.

O interface deste quiosque está desenhado para falar em português e em inglês, e tem vídeos e imagens associadas que permitem ao utilizador seguir as instruções de utilização de forma simples e intuitiva.

O utente pode, se necessário, exportar ou imprimir os dados, para os colocar no seu próprio calendário ou para mostrar ao seu médico de família.

É possível também fazer um registo anónimo destes dados, em que a pessoa pode ir registando os seus valores de modo anónimo, tendo apenas que fornecer dados sobre a sua idade, género e altura.

Este quiosque pode também ser usado para recolher dados no âmbito de inquéritos, por exemplo, se quisermos fazer uma análise de pessoas com problemas cardíacos numa determinada região, será possível usar os dados deste sistema para avaliar o estado de saúde dos utentes. Garantindo sempre o anonimato dos participantes.

“Nós desenvolvemos uma ferramenta que permite configurar o quiosque e os dispositivos que nós queremos que estejam disponíveis para os utilizadores. Podemos ter um quiosque vocacionado para coisas mais específicas e, para além dos instrumentos que já são suportados, podemos ainda acrescentar alguns novos equipamentos de medição”, revela.

Este quiosque já foi testado em alguns centros de saúde da região norte com resultados positivos, quer da parte dos utentes, quer da parte dos profissionais de saúde.

Pedro Brandão espera que este equipamento possa um dia ser usado pelos centros de saúde para promover a monitorização dos dados de saúde dos utentes e para reduzir o tempo de consulta.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | FCUP

Scroll to top