bioquímica,
90 seg

Ep. 1234 Raquel Chaves – Investigação estuda sequências de DNA não codificante responsáveis pelos processos de divisão celular

January 06, 2022

ep1234_interiorAs sequências de DNA não codificante são assim conhecidas por não estarem diretamente envolvidas na produção de proteínas.


Raquel Chaves, professora na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigadora no Laboratório de Citogenómica e Genómica Animal do BioISI – Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas, está a estudar a função de sequências de DNA não codificante, nomeadamente o papel que estas têm no processo de divisão celular.

As sequências de DNA não codificante correspondem a cerca de 90% de toda a informação genética contida no DNA. Durante anos estas sequências eram consideradas como lixo por não estarem diretamente envolvidas na codificação de proteínas. Contudo, hoje em dia há uma melhor compreensão do papel destas sequências na regulação do genoma.

A equipa de Raquel Chaves tem dedicado o seu trabalho ao estudo evolutivo de diferentes genomas, tendo descoberto uma sequência originalmente descrita no genoma do gato doméstico mas que se encontra bem conservada em várias espécies desde o Homem à mosca da fruta, a Drosophila melanogaster.

Esta sequência transcreve RNA que interage com uma proteína que está envolvida na divisão das células.

“Se nós desligarmos esse RNA a célula pára de se dividir e vai para morte de celular”, conta.

Após esta observação, a sua equipa decidiu estudar a relação deste RNA com linhas celulares de cancro. Como o cancro é uma doença que surge devido a mutações na divisão celular das células, este RNA poderá ser um alvo de interesse no estudo de alternativas para tratar ou até mesmo evitar esta doença.

Até ao momento já foi possível identificar em determinados subtipos de tumor uma associação entre um aumento da expressão desta sequência e a proliferação das células tumorais.

Raquel Chaves espera que este estudo contribua para um melhor conhecimento do papel do DNA não codificante na divisão celular e que possa criar as bases para o desenvolvimento de novos tratamentos anti-tumorais.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | UTAD

Scroll to top