eng. civil,
90 seg

Ep. 1241 Joaquim Barros – Projeto InOlicTower quer prolongar o tempo de vida útil de torres eólicas em alto-mar

January 17, 2022

ep1241_interiorEste projeto está a desenvolver um sistema estrutural inovador baseado no uso de materiais de elevado desempenho para torres eólicas leves e de maior ciclo de vida em ambiente offshore. ​


Joaquim Barros, professor catedrático no Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho (UM) e investigador no ISISE – Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Engenharia Estrutural, está a coordenar o projeto InOlicTower com o objetivo de desenvolver materiais que possam ser usados na construção de torres eólicas em alto-mar mais leves e mais resistentes.

“O projeto InOlicTower é o resultado de um acumular de conhecimento na área da ciência dos materiais e da modulação avançada com a ideia de em vez de termos as estruturas eólicas ou as torres eólicas em perfis metálicos ou em betão armado, que são os dois tipos de materiais mais usados para a construção deste tipo de estruturas, as pudéssemos substituir por uma alternativa em betão reforçado com fibras e incluir ainda materiais poliméricos reforçados com fibras que não são susceptíveis à corrosão”, conta.

Estes materiais permitiram desenvolver torres eólicas para aplicação em parques eólicos offshore com um ciclo de vida mais durador e com um peso menor, reduzindo o custo de fabrico, de transporte e de instalação.

A ideia passa assim por construir uma alternativa mais sustentável que garanta vários benefícios do ponto de vista técnico e económico, reduzindo os custos associados a esta fonte de energia renovável.

O projeto InOlicTower – Sistema estrutural inovador baseado no uso de materiais de elevado desempenho para torres eólicas leves e de maior ciclo de vida em ambiente offshore foi financiado no âmbito do programa Portugal 2020.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UM | ISISE

Scroll to top