eng. materiais,
90 seg

Ep. 1245 Isabel Gouveia – Projeto AMICI desenvolve revestimentos antimicrobianos para proteger contra doenças infecciosas

January 21, 2022

ep1245_interiorEste projeto está a estudar a aplicação destes materiais em têxteis de forma a aumentar a protecção dos profissionais de saúde.


Isabel Gouveia, professora na Universidade da Beira Interior (UBI) e vice-coordenadora da Unidade de Investigação FibEnTech, participa no projeto AMiCI, uma iniciativa que tem como objetivo estudar a aplicação de revestimentos e de materiais antimicrobianos em locais propícios a infecções por bactérias multirresistentes como hospitais, enfermarias e lares.

Este projeto é uma ação COST que conta com uma equipa multidisciplinar de investigadores de 33 países que se dedicam ao estudo do mecanismo de ação destes revestimentos e materiais, desde a sua própria construção à avaliação da sua eficácia e de eventuais efeitos adversos.

A ideia é realizar um estudo de risco/benefício de forma a acautelar qualquer tipo de resistência microbiana ou bacteriana a estes materiais.

Isabel Gouveia está a avaliar o uso de abordagens biomiméticas e biotecnológicas na produção de materiais fibrosos.

No passado, a investigadora estudou a imobilização de péptidos antimicrobianos em têxteis e, neste momento, está a usar esse conhecimento para avaliar o uso de pigmentos bacterianos que não só têm uma função antimicrobiana como também são capazes de conferir cor ao têxtil, o que poderá ser útil não só na aplicação deste material a materiais de protecção, mas também do ponto de vista estético.

Este consórcio desenvolveu também uma plataforma que já se encontra disponível online e que visa prestar serviços de consultoria na área dos revestimentos e dos materiais antimicrobianos. Esta plataforma permite também prestar serviços a nível laboratorial com o intuito de aumentar o investimento neste tipo de soluções.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UBI

 

Scroll to top