química,
90 seg

Ep. 1246 Pedro Paulo – Laboratório estuda aplicação de microscopia de molécula única na deteção de RNA

January 24, 2022

ep1246_interiorA microscopia de molécula única é uma área que combina a ótica do microscópio com fontes de luz intensa, como lasers, para detetar a luz emitida por uma única molécula.​


Pedro Paulo, investigador no Centro de Química Estrutural (CQE) e professor convidado no Instituto Superior Técnico (IST), está a estudar a aplicação de microscopia de molécula única no desenvolvimento de sensores para a deteção de RNA, com aplicação no diagnóstico de doenças infecciosas.

Esta área tem vindo a ser desenvolvida há mais de 30 anos e consiste no uso de lasers com detetores muito sensíveis para captar e analisar a luz emitida por uma única molécula.

Em colaboração com o grupo de Miguel Prazeres do iBB – Instituto de Bioengenharia e Biociências, Pedro Paulo está a desenvolver sensores fluorescentes para a detecção de ácidos nucleicos, como o RNA.

A ideia é desenhar uma partícula metálica modificada com DNA artificial com uma molécula fluorescente que, na presença de uma cadeia alvo de RNA, possa sinalizar a detecção dessa cadeia através da emissão de fluorescência.

Desta forma será possível detetar cadeias de RNA em fluídos biológicos e desenvolver assim uma ferramenta de diagnóstico médico que possa ser aplicada a testes rápidos que permitam de forma direta detetar a presença dessas moléculas-alvo, funcionando como biomarcadores para doenças.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | CQE

Scroll to top