eng. materiais,
90 seg

Ep. 1248 Bruno Pereira da Silva – Projeto Eco Sustainable Rail desenvolve travessas de caminhos-de-ferro à base de plásticos mistos

January 26, 2022

ep1248_interiorEste projeto usa plásticos mistos que, usualmente, não são valorizados nos processos de reciclagem convencionais.


Bruno Pereira da Silva, responsável pela área de Economia Circular e Ambiente no PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros, está a desenvolver o projeto Eco Sustainable Rail, uma iniciativa que pretende encontrar soluções sustentáveis para a substituição de travessas de caminhos-de-ferro.

“Hoje em dia no setor ferroviário existe o problema da utilização de travessas de caminhos-de-ferro em madeira porque estas são objeto de tratamento com creosoto, um biocida que será proibido pela comissão europeia”, explica.

O creosoto é um poluente orgânico com um elevado impacto no meio ambiente e cuja sua proibição está a ser estudada pela União Europeia.

Como alternativa ao uso de travessas em madeira este projeto está a estudar o uso de plásticos mistos.

Os plásticos mistos no seu fim de vida são normalmente reencaminhados para aterro pois não são usualmente valorizados pelas técnicas convencionais de reciclagem. Este projeto pretende assim transformar estes plásticos mistos num recurso que possa ser valorizado na produção de um produto que tem propriedades estruturais que respondem aos requisitos das travessas actualmente usadas no setor ferroviário com a vantagem de terem também outras características como a dissipação electrostática.

“Neste momento já instalámos travessas de caminho-de-ferro de plásticos mistos numa instalação piloto da Infraestruturas de Portugal, e estamos a fazer a sua motorização, mas até à data os resultados têm sido bons”, revela.

A equipa de Bruno Pereira da Silva vai continuar o monitorizar o desempenho destas travessas de plásticos mistos com o intuito de perceber se esta solução poderá ser implementada de forma massiva não só em Portugal, mas também a nível internacional.

Saiba mais sobre o investigador em: LinkedinPIEP

Scroll to top