veterinária,
90 seg

Ep. 1249 Isabel Dias – Investigação estuda o uso de biomateriais no tratamento de lesões e doenças do tecido ósseo

January 27, 2022

ep1249_interiorEste grupo usa modelos animais de grande porte, como cabras e ovelhas, para testar a eficiência destes biomateriais.


Isabel Dias, médica veterinária e docente na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigadora no Centro de Estudos em Ciência Animal e Veterinária (CECAV), dedica o seu trabalho ao estudo de aplicações em medicina regenerativa e engenharia do tecido ósseo e cartilagem.

No seu trabalho como médica veterinária clínica, Isabel Dias apoia o grupo 3Bs – Instituto de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos no desenvolvimento de modelos animais de grande porte para estudos in vivo de scafolds, estruturas de apoio com biomateriais, colonizados com células.

Os materiais desenvolvidos pelo grupo de investigação 3Bs, especificamente na área da engenharia de tecidos e medicina regenerativa do tecido ósseo e cartilagem, visam vir a apoiar na resolução de patologias e lesões ao nível do sistema esquelético, nomeadamente fraturas ósseas, perda de tecido ósseo, e defeitos ósseos na sequência de doenças ou de lesões várias.

Quando estes materiais demonstram ser biocompatíveis e eficientes em estudos preliminares, quer in vitro, quer em animais de laboratório, estes são aplicados em modelos animais de grande porte, como cabras e ovelhas, para verificar se os mesmos poderão vir a ser utilizados em estudos clínicos com humanos.

Se os resultados nos estudos em animais de grande porte forem eficazes esta tecnologia poderá ser usada no tratamento de lesões e de regeneração de tecido ósseo em medicina humana.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | UTAD

 

Scroll to top