economia,
90 seg

Ep. 1269 Ana Margarida Esteves – Projeto EuroREGEN estuda como as redes transnacionais para o desenvolvimento promovem as suas ideias no espaço político europeu

February 24, 2022

ep1269_interiorEste projeto está particularmente a olhar para redes de iniciativas comunitárias para a transição sustentável.


Ana Margarida Esteves, investigadora no Centro de Estudos Internacionais (CEI) e professora no Departamento de Economia Política do ISCTE-IUL, participa no projeto EuroREGEN com o objetivo de estudar a capacidade das redes transnacionais para o desenvolvimento de promoverem as suas ideias e de exercerem influência junto dos centros de poder político na Europa.

O projeto EuroREGEN estuda a forma como as redes de iniciativas comunitárias para a transição para a sustentabilidade concebem as suas políticas e promovem a sua capacidade de exercer influência junto da União Europeia, quer ao nível dos estados-membros, como a nível regional e municipal.

“Nos utilizamos uma metodologia mista que combina análise quantitativa de dados estatísticos que vão ser recolhidos através de um questionário a nível europeu, com análise qualitativa de estudos de caso”, conta.

Nesse sentido vão ser estudados de forma aprofundada os núcleos Europeus das três maiores redes que promovem a abordagem regenerativa do desenvolvimento, a Rede Global de Ecoaldeias (GEN), a Rede de Transição (TN) e a Rede Intercontinental para a Promoção da Economia Social e Solidária (RIPESS).

Vão ser também realizadas entrevistas a funcionários da Comissão Europeia, a Eurodeputados, a representantes do Conselho de Ministros da União Europeia e aos coordenadores destes três redes.

“Neste momento já acabámos a revisão de literatura e a elaboração do enquadramento teórico do projeto. Vamos agora começar o trabalho de campo, nomeadamente a fase das entrevistas com os funcionários da Comissão Europeia, com os representantes eleitos a nível europeu, e com os coordenadores europeus destas três redes”, revela.

O projeto EuroREGEN – Redes transnacionais para o desenvolvimento regenerativo na Europa é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | ISCTE | CEI

Scroll to top